Dirigir no Canadá pode ser uma experiência muito tranqüila desde que você seja uma pessoa disposta a se adaptar a novas regras. Caso contrário você poderá passar por algumas boas dores de cabeça. O trânsito é ligeiramente mais lento que a maioria das cidades brasileiras e os motoristas são em geral mais tendenciosos a ceder a vez para outros veículos. Pedestre aqui tem sempre a preferência. Esteja preparado para usar bastante o freio de seu carro.
Primeiros MesesO imigrante recém-chegado ao Canadá tem direito a dirigir por três meses com sua carteira brasileira. Porém, é necessário ir à
Embaixada Brasileira e solicitar uma tradução autenticada de sua carteira. Essa tradução também é pedida por algumas locadoras de veículos, no entanto a maior parte delas vai te alugar o veículo mesmo sem a tradução em mãos. Estudantes podem dirigir com a carteira brasileira por até 6 meses.
Tirando a carteira canadenseO processo para tirar a carteira de motorista no Quebec é diferente do processo de Ontario. Enquanto do outro lado da ponte a coisa é um pouco mais complicada aqui no Quebec é mais parecido com nosso processo brasileiro. Você precisa estudar um livrinho de regras de trânsito, fazer um exame de vista simples, passar por uma prova teórica e depois passar por uma prova prática. Para a prova teórica a dica é
fazer os simulados disponíveis no site da Société de l'Assurance Automobile do Quebec. Linka para a
SAAQ. Link para o
teste simulado.
Para a prova prática a dica é
total stop em todas as placas de stop/arrêt. Pare totalmente o carro, respire, olhe para os lados e siga em frente. E
check-shoulder. Sempre que for virar para esquerda, direita ou mudar de faixa olhe por sobre o ombro para os vidros dos passageiros de trás, desta forma você garante que o avaliador está vendo que você está preocupado em fazer o bendito check-shoulder. Outra dica, respeita a velocidade máxima em todas as vias e principalmente em frente a
escolas. Se um ônibus escolar estiver parado com as luzes piscando (aqueles ônibus iguais aos que o Bart Simpson pega) você deve parar atrás e aguardar até as luzes pararem de piscar e o ônibus sair para poder seguir em frente.
Carteira nas mãosParabéns! Agora você tem a sua carteira e pode fazer tudo do jeito que sempre fez e tudo bem! Bom... não é bem assim. É preciso prestar atenção nas regras de trânsito mesmo. No Quebec existem vários ghost-cars (policiais em carros a paisana) que podem te parar a qualquer momento quando você menos espera. Também não é difícil ver policiais com radares no meio da cidade. O autor deste post já levou (infelizemente e por descuido) duas multas até o momento. Uma por andar na via exclusiva do ônibus (no Quebec) e outro por excesso de velocidade (no meio de Ottawa, via de maxima de 50km/h e o autor a 80).
Portanto, sejam bons cidadaos e andem dentro dos limites! Assim nao levam pontos em sua preciosa carteira de motorista e tambem garantem um seguro do carro mais barato no ano seguinte.
Abracos!
Eduardo.